quarta-feira, 30 de junho de 2010

Uso de simulações para o ensino de Física

Hoje há uma grande procura por inovações na metodologia para se ensinar Física. Estas inovações metodológicas visam melhorar o processo de ensino-aprendizagem, de modo que a compreensão de conceitos, leis e teorias seja mais clara. Uma inovação está na utilização de simulações. No entanto, essas simulações devem ser usadas quando não houver experimento, ou seja, a simulação cabe onde os experimentos não podem ser realizados como, por exemplo, a demonstração do efeito fotoelétrico e muitos outros dentro da Física Moderna. Contudo, se o conceito a ser ensinado possui experimentos que podem ser construidos e manipulados pelos alunos, é preferível sua utilização. Se sua aula é sobre dilatação térmica, por exemplo, há muitos experimento, de baixo custo inclusive, que podem ser usados para facilitar a compreensão do fenômeno. A utilização destes experimentos é muitos mais interessante do que uma simulação.
A utilização de meios tecnológicos, como a simulação, é uma forma de motivar os alunos a aprenderem o conceito envolvido neles, além de possibilitar a visualização de fenômenos microscópicos.

Algumas simulações podem ser encontradas no site Pion: Ligado na Física, da Sociedade Brasileira de Física.



Um comentário:

  1. O uso de simulações para a aula de Física só tem a acrescentar no ensino de Física, facilitando a aprendizagem.
    Muito bom o blog.

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